Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeito Heliomar reúne coordenadores de unidades para debater sobre territorialização da saúde

26/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

Na tarde desta sexta-feira, dia 26, o prefeito Heliomar Franco realizou um grande encontro com coordenadores de unidades básicas de saúde (UBS) para debater avanços no processo de territorialização da saúde. A iniciativa busca diminuir filas, tempo de espera e desafogar as emergências, tratando dos problemas na base. A mudança atende uma normativa do Governo Federal que, a partir de janeiro de 2026, diminuirá os repasses para os municípios que não se adequarem.

Ao lado da primeira-dama Simone Dutra e da secretária da Saúde Kelbe Gonçalves, o prefeito pediu que as equipes auxiliem na orientação dos pacientes, pois haverá alterações em algumas unidades de referência.

 

"Nosso objetivo é o que cidadão seja acolhido. Nós temos uma preocupação com a saúde. Estamos trabalhando fortemente para encontrar soluções. Num primeiro momento, nosso foco foi na humanização do atendimento, agora vamos reordenar as unidades e expandir o atendimento", explicou. A partir de agora, quando chegar em uma UBS, o paciente, depois de ser atendido, será orientado a buscar a unidade de saúde de referência do seu bairro ou mais próximo dele. "Vamos aplicar essa normativa de uma forma humanizada e respeitosa com a população, onde o cidadão não deixará de ser atendido, mas gradativamente receberá orientações de como proceder", salientou o prefeito Heliomar Franco.


 


 

Desafios


 

A secretária Kelbe enalteceu o papel dos servidores no processo de readequação. "A territorialização é desafio gigante que ninguém quis enfrentar e o prefeito aceitou. Teremos desafios a superar, mas juntos qualificaremos nossa saúde. Territorialização é conhecer as pessoas, criar vínculos. Isso é humanizar. Vocês são parte fundamental desse projeto, pois vocês conhecem o pacientes".

A Fundação Municipal de Saúde disponibilizará um grupo de apoio para auxiliar as unidades durante a transição. Todos os profissionais estão sendo orientados a respeito das modificações. A Prefeitura produziu também material impresso e digital para informar a população. Grupos como gestantes, pacientes em tratamento e questões de saúde mental não tiveram alteração de local.


 
 

Criar vínculos

 

Com a definição da UBS de referência, a equipe profissional conhece a história e acompanha de perto a saúde de cada família. O atendimento fica mais rápido e resolutivo, sem filas desnecessárias em outras unidades. O vínculo com médicos, enfermeiros e agentes comunitários garante um cuidado contínuo e humanizado. "Mais proximidade e mais saúde. É uma forma de entender melhor a área onde as pessoas atendidas vivem e como vivem. Conhecendo as dinâmicas do território onde atuam, as equipes de saúde dispõem de mais ferramentas para a assistência em saúde, com o olhar voltado para cada especificidade do local", explica a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves.


 


 

Ampliação


 

Com a inauguração da UBS Vila Nova, no mês de julho, São Leopoldo passou a contar com 26 unidades básicas. Com isso, é necessária uma redistribuição nos atendimentos. Além desta, a Prefeitura iniciou a construção da UBS Vila Elza, no bairro Arroio da Manteiga, e da UBS Central, junto ao Complexo do Hospital Centenário e entregou a reforma da unidade da Vila Baum.


 

 

O que muda para a população


 

Cada pessoa será atendida na UBS mais próxima de sua casa. O endereço atualizado no SUS mostra qual é a unidade de referência. Com a nova distribuição, a Secretaria da Saúde evitará a superlotação em alguns locais e fortalecerá o cuidado em cada território. Quem tiver dúvida, deve procurar a unidade mais próxima de sua casa ou consular através do link 

https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?ll=-29.738090889031746%2C-51.147842681942244&z=11&mid=18vmInEEYCtzivNAUq7yiNiXAVOU3HO4


 


 

Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042

Foto: Pedro H. Tesch

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas