Notícias
Centenário realiza Blitz para conscientização da importância da doação de órgãos
26/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação

Sensibilizar as pessoas da importância da doação de órgãos. Este foi o objetivo da Blitz que integra a campanha do ¿Setembro Verde¿. A ação foi realizada pela equipe do Hospital Centenário nesta sexta-feira, 26, nas esquinas da Rua Independência e João Corrêa e contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e Secretaria Estadual da Saúde. A Blitz foi organizada pela Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante com o objetivo de incentivar e conscientizar a população sobre necessidade da doação de órgãos.
"Um assunto de suma importância quebrando alguns tabus e começamos a fomentar o tema. Estamos levando informação, um doador pode salvar até oito vidas. Começamos essa ação em agosto sendo o primeiro hospital do RS a realizar a captação no setembro verde. Estamos tornando São Leopoldo importante nessa causa", explicou o presidente da Fundação Hospital Centenário, Diego Cardoso da Silveira.
No Estado entre janeiro e a primeira quinzena de setembro de 2025. Entre órgãos sólidos e tecidos (córneas, ossos, pele, medula óssea), 1.549 transplantes foram bem-sucedidos. Apesar da melhora nos índices em relação aos anos anteriores, quase 3 mil pessoas ainda aguardam em lista de espera por um órgão no RS. Desse total, 1.486 pacientes aguardam por um rim, 173 por um fígado, 15 por um coração, 85 por um pulmão e 1.155 por uma córnea. Os números servem de alerta para a importância da continuidade de ações de conscientização sobre o tema.
Segundo a enfermeira, Fernanda Estrella, é um trabalho de 365 das no ano e o que mais atrapalha é a falta de diálogo das pessoas com suas famílias. "Importante as pessoas verbalizarem ser doadores de órgãos. Essa atitude garante a possibilidade de salvar vidas", afirmou.
Uma única pessoa pode salvar até oito vidas, com a doação de coração, fígado, rins, pâncreas, pulmões e tecidos, como córneas, pele, vasos, ossos e tendões.
Compartilhe:
de
0