Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura reinaugura Museu do Rio com atividades para a população

11/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

O sábado ensolarado marcou a reabertura do Museu do Rio dos Sinos. Fechado desde maio do ano passado por conta dos danos causados pela cheia, o espaço, situado na Rua da Praia, passou por uma revitalização completa. A solenidade de reabertura contou com a presença do prefeito Heliomar Franco, que definiu a entrega como um reencontro da cidade consigo mesma.
¿Nós estamos reconstruindo a história de São Leopoldo. Não só a parte física, mas também a parte administrativa e de gestão. Toda equipe que chegou, junto com os servidores, está dando uma demonstração de força e garra com apoio da população. Esse local é uma ferramenta fundamental de educação ambiental. Queremos espaços bonitos e organizados para tornar São Leopoldo a cidade mais atrativa¿.
O ponto de vista foi endossado pela secretária do Meio Ambiente Cláudia Costa, que salientou a importância da harmonia entre o ser humano e a natureza para garantir o presente e o futuro do planeta. ¿Esse prédio histórico é testemunha umbilical da nossa relação com o rio. A água, que é fonte de vida, mostrou sua força e atingiu o museu na enchente. A reabertura é a prova que nossa força de vontade e nosso comprometimento comunitário. A reabertura nos obriga a refletir nossa relação com a natureza. Nosso compromisso é com o passado, que recuperamos, e com o futuro. Ele abre suas portas não só para mostrar o acervo, mas para se conectar com o cidadão¿, destacou. Participaram do ato a vice-prefeita Regina Caetano, a primeira-dama e secretária da Assistência Social, Simone Dutra, e o vereador Daniel Daudt, que representou a Câmara de Vereadores.
Na sequência, a banda marcial da Escola Municipal Castro Alves encantou os visitantes com o hino riograndense e com clássicos da música pop adaptadas aos instrumentos. No final da manha ocorreu a apresentação dos atletas da canoagem no Rio dos Sinos. Durante toda a manhã, a Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) promoveu espaço para adoção. Também foi realizada a distribuição de mudas pelo Viveiro Municipal.


Histórico


O Museu do Rio foi fortemente atingido pela enchente de maio de 2024, ocasionando a necessidade da reforma e melhorias. Foram realizadas intervenções nas paredes, piso, sacada, pintura, construção de um novo banheiro, entre outras ações. O prédio histórico que abriga o Museu foi a antiga sede administrativa do Cais do Porto de São Leopoldo, construído em 1863, pertencente à família Blauth. Em 2012, o Museu foi inaugurado após a restauração.

 

Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas