Sábado é dia de cuidado com a saúde da mulher em São Leopoldo
11/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch

Dentro das atividades do Outubro Rosa em São Leopoldo, ocorreu nesse sábado, dia 11, mais um Mutirão de Saúde da Mulher. Dessa vez, em dois espaços simultâneos: nas unidades básicas de saúde (UBS) Materno Infantil e Cohab Feitoria. A ação tem como objetivo o rastreamento de Câncer de Colo de Útero e Mama em moradoras das localidades. A secretária da Saúde Kelbe Gonçalves visitou a unidade Materno e conversou com pacientes e profissionais. ¿Esse trabalho no final de semana, agendado pelo Zap da Saúde, é importante para atingir um público que não tempo, que estuda e trabalha¿.
A opinião foi confirmada pela comerciante Virgínia Sánchez, 35 anos, moradora do bairro Cristo Rei. Como as demais cadastradas, ela passou pelo acolhimento, onde foi verificada a pressão, peso, altura e feito teste rápido de HIV, Hepatite e sífilis para, em seguida, fazer o exame citopatológico. ¿Foi tudo rápido, tranquilo. Trabalha no comércio, inclusive aos sábados, mas hoje é melhor para mim. Estou satisfeita de ter retomado o cuidado¿, assegurou.
Nas duas unidades foram feitas 84 coletas de exames citopatológicos (CP) e agendadas 55 mamografias. Para que esse número fosse possível, uma mobilização digital foi feita pela secretaria. O Zap da Saúde realizou busca ativa com o envio de mensagens para mulheres dos bairros com idade entre 30 e 45 anos que não possuem registro de exame citopatológico nos últimos 2 anos. "Disparamos mensagens convidando o público-alvo a realizar o cadastro até completarmos a agenda do sábado. Um trabalho que envolve mapeamento, tecnologia e informação com foco na saúde da mulher", destacou Kelbe.
Foram oferecidos exames citopatológicos (preventivo de câncer no colo do útero), mamografias (quando necessário), testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C. A testagem era aberta ao público da região. Mulheres entre 25 e 64 anos de idade que não estiverem com o preventivo em dia, podem ir durante a semana na sua Unidade de referência para agendar.
O câncer de colo de útero e mama estão entre as principais causas de mortalidade feminina no Brasil. O rastreamento precoce através do exame preventivo (Papanicolau) e mamografia são fundamentais para detecção precoce e redução da morbimortalidade. ¿Este mutirão visa ampliar o acesso ao rastreamento para mulheres na faixa etária de maior risco. O Outubro Rosa ajuda na sensibilização, mas o trabalho nosso é permanente¿, completou Kelbe. O mutirão será retomado no sábado dia 25 de outubro nas UBS Santo André e Cohab Duque.
Produção Cohab Feitoria
Coleta de CP: 59
Agendamento de mamografias: 49
Testes rápidos: 46
Curativos: 2
Produção Materno Infantil
Coleta de CP: 25
Agendamento de mamografias: 6
Testes rápidos: 30
Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0