Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Documentário "Jornadas" será exibido em São Leopoldo com sessão acessível no Teatro Municipal

11/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Welintom Flôr

A força das histórias de quatro mulheres com deficiência, protagonistas do documentário Jornadas, ganha novos espaços em dezembro, mês marcado internacionalmente pela pauta da inclusão e em sintonia com o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado pela ONU em 3 de dezembro. O curta-metragem, roteirizado e dirigido por Bianca Moraes, da educação pública de São Leopoldo, em parceria com Gustavo Rubert, será exibido no dia 13 de dezembro, às 17h, no Teatro Municipal, com entrada gratuita.

O filme retrata as trajetórias de mulheres com deficiência no mundo do trabalho, abordando desafios, conquistas e a construção de autonomia. Para Bianca, o curta convida a uma reflexão profunda sobre diversidade e existência.
¿O Jornada nos permite refletir de forma política e poética sobre a educação, as diferenças, a arte e a própria existência¿, afirma a diretora.

As protagonistas: Alexandra da Silva Lima (síndrome de Down), Bianca Reis de Moraes (deficiência visual), Claudia Cristina Monteiro (deficiência física e mobilidade reduzida) e Natache Koncimal (deficiência auditiva), têm diferentes relações com São Leopoldo. Uma delas nasceu na cidade, outra trabalha no município, e a outra é professora da rede pública, atuando por anos na sala de recursos com estudantes com deficiência visual.

A sessão contará com recursos completos de acessibilidade, incluindo Libras, legendas e audiodescrição. Para Bianca, construir um evento acessível também é parte fundamental da mensagem do filme.
¿É muito importante nós, pessoas que sentimos estes desafios do dia a dia na pele, ajudarmos a construir este evento com acessibilidade, pois contribuímos com a nossa vivência para que todos tenham a experiência completa. E também nós, mulheres com deficiência, ocuparmos este espaço da cultura e da arte, trazendo a mensagem de que nós somos as protagonistas das nossas jornadas¿, destaca.

O projeto foi contemplado no edital da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Serviço
Evento: Exibição do documentário Jornadas
Data: 13/12, às 17h
Local: Teatro Municipal de São Leopoldo - Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro 
Entrada: gratuita
Acessibilidade: Libras, legendas e audiodescrição presentes na sessão

Texto: Kauany Oliveira - estagiária de jornalismo  
Supervisão: Jornalista Vanessa Bueno ¿ MTb.11.299   
Foto: Welintom Flôr
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas