Prefeitura promove ações de saúde na aldeia Por Fi Ga
21/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Larissa Malgarin
Dentro da segunda edição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Indígena), ocorrida nesta terça-feira, dia 20, as secretarias da Saúde (Semsad) e de Desenvolvimento Social (Sedes), uniram esforços para realizar ações dentro da aldeia indígena Por Fi Ga, em São Leopoldo. O PPA tem como objetivo a compra de alimentos da agricultura familiar local, respeitando a cultura alimentar dos povos indígenas e a sazonalidade dos produtos, promovendo alimentação saudável e segurança alimentar.
A equipe volante de saúde, junto com profissionais do programa Farmácia Viva, fortaleceram orientações sobre o uso seguro de plantas medicinais e fitoterápicos, produzidos a partir de cultivo controlado, incorporando aos saberes tradicionais. Outra novidade é que a Farmácia Móvel passará a acompanhar a equipe volante de saúde uma vez por mês na aldeia, atendendo a um pedido das lideranças indígenas.
¿Nosso governo é de inclusão. Não só hoje. A unidade e a Farmácia Móvel passarão a vir mensalmente. Vamos avançando na saúde em todo o município com humanização e transformação da realidade¿, ressaltou a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves.
Nesta edição, além da equipe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional e do CRAS Leste, a ação contou com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), dos Guardiões da Água do Semae. As entregas do PAA Indígena fortalecem o vínculo entre o Governo Municipal e as comunidades indígenas, ampliando o cuidado, o diálogo e a presença das políticas públicas no território. A próxima ação em conjunto será dia 24 de fevereiro
Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Foto: Larissa Malgarin
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0