Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Blitz Educativa da GCM reforça prevenção à violência doméstica em São Leopoldo

28/01/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Bárbara Bitelo

A Guarda Civil Municipal de São Leopoldo (GCM), por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP), realizou uma Blitz Educativa voltada à conscientização e prevenção da violência doméstica. A ação abordou mais de 100 veículos, promovendo o diálogo direto com a comunidade e divulgando a atuação do Grupamento Ronda Lilás, especializado no atendimento e acompanhamento de mulheres em situação de violência.

Durante a atividade, os agentes distribuíram materiais informativos e orientaram a população sobre os canais de denúncia e a importância da prevenção. A blitz também reforçou o trabalho da GCM no acompanhamento das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) e no atendimento a ocorrências de violência doméstica.

Os dados demonstram a relevância da atuação do grupamento. Em 2025, a Ronda Lilás registrou 250 medidas protetivas ativas, realizou 7.055 acompanhamentos, efetuou 169 fiscalizações de descumprimento de MPUs, com 24 prisões por descumprimento e 61 prisões por violência doméstica. Já em 2026, até o momento, foram contabilizadas 48 novas medidas protetivas, 531 acompanhamentos, 7 prisões por violência doméstica, além de 297 medidas protetivas ativas e um total de 837 MPUs atendidas.

A assistente social Tiane Alves da Silva destacou a importância da ação educativa. "A blitz é fundamental para que a comunidade conheça a atuação da GCM e do Grupamento Ronda Lilás, além de reforçar a necessidade de falar sobre a violência doméstica e prevenir novos casos, especialmente diante dos índices registrados no Estado", afirmou.

A GCM reforça que ações como essa integram um trabalho contínuo de prevenção, fiscalização e orientação, realizado de forma articulada com a Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que atua de maneira efetiva em São Leopoldo, fortalecendo a proteção e o acolhimento às vítimas.

Texto e foto: Bárbara Bitelo - Estagiária de Comunicação
Revisão: Eduarda Toledo - Jornalista MTb. 21.884
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas