Notícias
Equipes da Prefeitura seguem mobilizadas para atendimento à população nesta quarta-feira (18)
18/02/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch
A Prefeitura de São Leopoldo informa que atua desde o final da tarde de terça-feira (17) para minimizar os impactos do temporal de chuva e vento de alta intensidade que atingiu o município. De acordo com a Defesa Civil, o evento concentrou 40mm de chuva em apenas 46 minutos. Destes, 25mm ocorreram em um intervalo de 15 minutos, entre 16h45 e 17h, acompanhados de ventos fortes.
Até o início da tarde desta quarta-feira (18), mais de 20 árvores foram removidas das ruas da cidade. Na Avenida Mauá, foram registrados sete postes caídos. O temporal causou ainda obstrução de vias, alagamentos momentâneos em diversos pontos (que baixaram rapidamente, indicando o funcionamento do sistema de drenagem) e falta de energia elétrica em vários bairros.
A interrupção no fornecimento de energia afetou diretamente os serviços essenciais, incluindo as Casas de Bombas da João Corrêa e do Centro, que ficaram temporariamente desativadas. Durante o pico da chuva, a água seguiu seu curso por gravidade. Assim que a RGE reestabeleceu a energia nos locais, o Semae acionou imediatamente as bombas para regularizar a situação.
Nesta quarta-feira, a Prefeitura mantém as ações de resposta. O Parque Imperatriz Leopoldina está fechado para visitação, funcionando apenas em expediente interno para manutenção e limpeza dos danos causados pela queda de árvores na área de lazer. A Defesa Civil segue com a distribuição de lonas (já foram distribuídas aproximadamente 1.000m²), vistorias técnicas e atendimentos. Até o momento, não há registro de desabrigados, desalojados, feridos ou óbitos em decorrência do evento climático. De acordo com a Guarda Civil Municipal, não há vias bloqueadas no momento.
As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Mobilidade e Obras (Semob), Semae e Guarda Civil Municipal permanecem nas ruas para garantir a segurança da população e restabelecer a normalidade nas áreas afetadas.
A população pode acionar os serviços emergenciais pelos telefones:
- 193 (Bombeiros)
- 190 (Brigada Militar)
- 153 (Guarda Civil)
- Whatsapp da Defesa Civil: 51 99314-3966 (para situações de risco e alagamentos)
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0