Notícias
Prefeito Heliomar recebe representantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia em São Leopoldo
23/03/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Douglas Dalua
Na manhã desta segunda-feira, 23 de março, o prefeito Heliomar Franco se reuniu com lideranças do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e representantes comunitários de São Leopoldo. O encontro teve como foco o andamento de projetos habitacionais no município e as principais demandas apresentadas pelas comunidades envolvidas.
Realizada na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, a reunião abordou, como uma das pautas principais, os empreendimentos habitacionais Residencial Mauá e Loteamento Steigleder, ambos localizados na região nordeste da cidade. Os projetos estão em fase de aprovação e têm previsão de atender mais de 300 famílias, ampliando o acesso à moradia no município.
Segundo a dirigente nacional do MNLM e arquiteta responsável pelos projetos, Andreia Camillo Rodrigues, uma das etapas em discussão envolve a instalação de um ponto de captação de água na região. "Viemos ouvir o prefeito sobre esse assunto e entender como daremos seguimento ao projeto", afirmou.
Durante o encontro, o prefeito destacou os avanços do município na área e ressaltou os desafios enfrentados pela gestão quando assumiu em 2025. Ele enfatizou que a retomada da capacidade de investimento da cidade é fundamental para viabilizar novos empreendimentos. "Temos objetivos comuns e faremos acontecer esses projetos, mas precisamos de suporte em investimentos. O município não tinha condições financeiras nem capacidade de obter financiamento. Em um ano, conseguimos avançar com o PAC Steigleder. Diminuímos a contrapartida da prefeitura de R$16 milhões para R$600 mil, o que tornou possível essa grande obra. Além disso, iniciamos o Desassorear RS e aderimos ao plano de equilíbrio fiscal do Governo Federal, o que possibilita acesso a financiamentos com juros menores. Isso também terá impacto direto nas políticas de moradia", declarou.
Outro ponto levantado pelos representantes do movimento foram os recentes alagamentos registrados na cidade. Em resposta, o prefeito apresentou as medidas que estão sendo adotadas pela administração municipal, como o desassoreamento do Arroio Gauchinho, além da construção de uma nova Casa de Bombas e de um canal de drenagem na região da Vicentina.
O coordenador nacional do MNLM, Cristiano Schumacher, afirmou que o movimento aguarda com expectativa os encaminhamentos das demandas apresentadas. Já o presidente da Cooperativa Nova Geração, Aldair José da Silva, destacou a importância do diálogo com o poder público. "Viemos trazer ao prefeito o pensamento da comunidade e levaremos a eles a visão do prefeito. Estamos aqui para ajudar e construir juntos", enfatizou.
A reunião contou ainda com a presença do secretário-geral de Governo, Leonardo Klaus, do secretário de Habitação, Rodrigo Bach, além dos vereadores Jailson Nardes (PP), Daniel Daudt (PL), Anderson Etter (PT) e Karina Camilo (PT).
Texto: Eduarda Toledo - Jornalista Mtb 21.884
Foto: Douglas Dalua
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0