Notícias
Expectativa superada: São Leopoldo recebe 60 mil fiéis no Padre Reus e Feira comercializa 5 toneladas de peixe no Largo Rui Porto
04/04/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Digue Cardoso
A programação da Sexta-Feira Santa no Santuário Sagrado Coração de Jesus, o Santuário Padre Reus, realizada no dia 3 de abril, superou as expectativas e reuniu cerca de 60 mil fiéis - dez mil a mais do que o previsto inicialmente. O evento, que ocorreu das 4h às 16h, contou com 18 expositores de artigos religiosos, alimentos, bebidas e comércio em geral, e registrou vendas expressivas, segundo relatos dos comerciantes.
Além do movimento no santuário, a Prefeitura de São Leopoldo contabiliza um balanço positivo da Feira do Peixe 2026, encerrada no meio-dia de sexta-feira (3) no Largo Rui Porto. Foram comercializadas 5 toneladas de peixes ao longo dos três dias de evento, que iniciou na quarta-feira (1º). Os visitantes encontraram variedades como tainha, salmão, panga, merluza, traíra, viola, tilápia e bacalhau, em filés, postas ou inteiros.
A artesã Elisete, da banca Arte com as Mãos, que atuou no santuário, comemorou o resultado. "A feira aqui no Padre Reus está sendo uma maravilha, um sucesso de vendas, vendendo bastante". Ingrid, que participa pela quinta vez consecutiva da feira de Semana Santa no local, reforçou o otimismo. "Esse ano foi ótimo, são 9h20 e a gente vendeu praticamente toda a nossa banca. Trouxemos 700 pães."
Para acolher os peregrinos que vieram a pé de outras cidades e de diversos bairros de São Leopoldo, foram instaladas estações de acolhimento com distribuição de água e alimento em pontos estratégicos, como em frente à ponte 25 de Julho e ao Hospital Centenário.
"Estamos muito felizes com a grande movimentação de fiéis, com a grande venda dos feirantes e com o fortalecimento do turismo religioso da nossa cidade! São Leopoldo é um grande exemplo de respeito às diferentes crenças religiosas e o Turismo religioso vai se tornando, cada dia mais, um grande gerador de empregos, renda e impostos", afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Geison Freitas.
A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Obras (Semob), realizou ao longo da semana ações de capina, roçada, pintura de cordões, revisão da iluminação pública, varredura e recolhimento de descartes irregulares. Os trabalhos garantiram segurança e organização nas vias do trajeto da peregrinação, incluindo as avenidas Mauá e Theodomiro da Fonseca, além das ruas Padre Reus e da Paz. A organização da programação religiosa foi do Santuário Sagrado Coração de Jesus.
A Feira do Peixe 2026 foi uma realização da Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec). Além dos pescados, o evento contou com produtos da economia solidária, como chocolates, doces, artesanato e artigos alusivos à Páscoa, além de opções de alimentação como peixe frito e tainha assada, e brinquedos infláveis para as crianças.
Texto: Monique Marcolin - Jornalista MTb. 12.741
Foto Digue Cardoso
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0