Notícias
Formação do Programa LeiturAção fortalece práticas de leitura na rede municipal
16/04/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Daiane Mendes
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de São Leopoldo promoveu, na manhã de quarta-feira, 15 de abril, um encontro formativo do Programa LeiturAção, reunindo professoras responsáveis pelas bibliotecas escolares e salas múltiplas da rede municipal. A atividade, organizada pela coordenação de Programas e Projetos Educacionais da SMED, foi marcada por momentos de escuta, troca de experiências e reflexão sobre práticas pedagógicas voltadas à promoção da fluência leitora e ao fortalecimento das vivências literárias nas escolas.
Durante a formação, foram abordados aspectos como a organização dos acervos, o papel da leitura como direito e a importância desses espaços como ambientes de construção de conhecimento e conexão entre culturas, histórias e sujeitos. As dinâmicas propostas, aliadas aos materiais apresentados e às intervenções realizadas, evidenciaram a relevância do trabalho coletivo no fortalecimento das práticas educacionais. O encontro também destacou o protagonismo das professoras que atuam nesses espaços, reforçando o compromisso com uma educação que valoriza a leitura, a diversidade e o encontro.
Sobre o Programa LeiturAção 2026
O Programa LeiturAção integra a política pública de incentivo à leitura na rede municipal de ensino, com foco no letramento literário, na formação de leitores e na qualificação dos profissionais da educação. Instituído como política permanente pela Lei nº 10.061/2024, o programa está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e reúne diversas ações, como bibliotecas escolares, salas múltiplas, Carreta Literária, presença de autores nas escolas, Feira do Livro e o Programa São Léo Mais Livros.
A iniciativa fortalece as bibliotecas como espaços pedagógicos ativos e garante autonomia às escolas na escolha de obras e autores, com critérios definidos pela SMED, garantindo equilíbrio entre liberdade pedagógica e qualidade literária. Também prevê a visita de escritores entre agosto e outubro, promovendo a interação com a comunidade escolar.
As instituições podem selecionar até três autores de uma lista previamente organizada, considerando a faixa etária dos estudantes. As visitas dos(as) 45 autores(as) às escolas estão previstas para ocorrer a partir de 10 de agosto até 9 de outubro deste ano, com atividades voltadas à interação com a comunidade escolar. Conforme destaca a SMED, com ações articuladas e foco na formação leitora, o Programa LeiturAção reafirma o compromisso da rede municipal com uma educação pública de qualidade, centrada no desenvolvimento crítico e cultural das crianças e estudantes.
Texto e foto: Daiane Mendes Luz | MTB 14.582
Superintendência de Comunicação - Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0