Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Mostra de Danças movimenta São Leopoldo com diversidade e talento na Semana da Dança Nega Moss

29/04/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro Tesch

A cidade de São Leopoldo vive mais um momento de celebração da arte e da expressão corporal com a realização da Mostra de Trabalhos de Danças, que teve início ontem e segue com programação na noite desta quarta-feira, 29 de abril, Dia Internacional da Dança. O evento, que ocorre no Teatro Municipal, reúne grupos e artistas locais em um verdadeiro panorama da diversidade da dança no município.

A mostra integra a programação da Semana da Dança Nega Moss, uma realização da Prefeitura de São Leopoldo em parceria com o Sesc, com apoio Fórum de Artes Cênicas (FAC), fortalecendo a cena cultural e ampliando o acesso às diferentes manifestações artísticas.

Na primeira noite, 15 grupos subiram ao palco, apresentando coreografias que transitaram por diferentes estilos, do clássico ao contemporâneo, passando por danças urbanas, folclóricas e experimentais. O público presente acompanhou apresentações marcadas pela dedicação dos bailarinos e pela criatividade dos coreógrafos, evidenciando o trabalho desenvolvido ao longo do ano por escolas, companhias e projetos independentes.

Hoje, a mostra continua com a participação de mais 14 grupos, mantendo o alto nível artístico e ampliando ainda mais o leque de linguagens apresentadas. A segunda noite reforça o caráter inclusivo do evento, com participantes de diversas faixas etárias e trajetórias, demonstrando que a dança em São Leopoldo é acessível e pulsante em diferentes contextos.

Para o técnico de cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de São Leopoldo, Marco Filipin, o evento reflete o crescimento contínuo da cena local: "Cada ano São Leopoldo se consolida como uma cidade que dança, com inúmeros bailarinos e bailarinas dos mais variados estilos, demonstrando a diversidade em modalidades e faixa etária, com o público admirando a variedade e sempre com grande qualidade e dedicação de todos".

O secretário de Cultura e Turismo, Geison Freitas, também destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da política cultural do município: "A Semana da Dança Nega Moss é um símbolo do compromisso da cidade com a valorização dos artistas locais e com a democratização do acesso à cultura. Ver o Teatro Municipal cheio, com tanta diversidade de expressões, mostra que estamos no caminho certo ao investir na arte como ferramenta de transformação social".

A Mostra de Trabalhos de Danças consolida, assim, seu papel como espaço de valorização artística e encontro entre público e comunidade da dança, fortalecendo a identidade cultural do município e incentivando novos talentos.

Encerramento
A Semana da Dança Nega Moss se encerra nesta quinta-feira, 30 de abril, com o premiado espetáculo "A Mulher que Virou Bode: A História Perdida de Jurema Finamour", do diretor Marcelo Bulgarelli. A apresentação será no Teatro Municipal, às 20h. As senhas serão distribuídas uma hora antes do evento.


Texto: Kauany Oliveira - estagiária de jornalismo
Supervisão: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Foto: Pedro Tesch
Superintendência de Comunicação de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas