Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura inicia programa São Leo + Limpa com força-tarefa de zeladoria no bairro Rio Branco

11/05/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Lia Kirch

A manhã desta segunda-feira (11) marcou o início do programa São Leo + Limpa, nova estratégia de zeladoria urbana da Prefeitura de São Leopoldo que vai concentrar serviços de manutenção e limpeza nos bairros da cidade. O lançamento ocorreu no bairro Rio Branco, na Rua Brusque, onde equipes da Prefeitura iniciaram uma força-tarefa com ações de capina, roçada, desobstrução de tubulações, limpeza de espaços públicos, manutenção da iluminação e recuperação de áreas com erosão.
Coordenado diretamente pelo Gabinete do Prefeito, o programa reúne equipes de diferentes secretarias municipais, como a Secretaria de Mobilidade e Obras (Semob) e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), em um modelo de atuação integrada que pretende intensificar os serviços de zeladoria em todas as regiões da cidade.

Durante o ato de lançamento, o prefeito Heliomar Franco destacou que o programa vai concentrar todos os serviços em uma mesma região a cada semana. "Nossos subsecretários estão por aqui, nossos secretários também, nossas equipes de linha de frente, nossos caminhões, nossos hidrojatos, capinas, roçadeiras, tudo de uma só vez num único bairro, numa única região, uma vez a cada semana", afirmou.

O prefeito também explicou que São Leopoldo foi dividida em seis regiões, que receberão os serviços em sistema de rodízio semanal. "Em seguida estaremos na Zona Norte fazendo a mesma atividade que está aqui, com todos esses recursos colocados à disposição da nossa comunidade", completou.

Moradora do bairro Rio Branco há 54 anos, Balalla Prates acompanhou o início das atividades e falou sobre a expectativa da comunidade com as melhorias. Segundo ela, o principal problema da região é o ponto de descarte irregular na Rua Brusque, onde foi iniciado o Programa. "O que nós precisamos no momento é uma atenção para cá. Fazer um local de convivência, uma iluminação e colocar placas para evitar esse tipo de descarte", comentou.

Balalla também destacou a importância de transformar o espaço em um ambiente de convivência para os moradores. "Eu imagino as pessoas sentadas, as crianças brincando, as famílias reunidas tomando chimarrão nos domingos", relatou.
O programa São Leo + Limpa funcionará em ciclos de seis semanas, garantindo atendimento contínuo em todas as regiões da cidade. Além das ações operacionais, a Prefeitura também prevê divulgação semanal do cronograma de serviços e registro fotográfico das intervenções realizadas nos bairros.

Texto e foto: Lia Kirch 
Revisão: Laura Piffero - MTB 15683
Superintendência de Comunicação 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas