Notícias
Prefeitura inicia levantamento para verificar focos de dengue em São Leopoldo
12/05/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato
A Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) iniciou nesta semana mais um Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, o LIRAa, que possibilita o diagnóstico dos locais mais propensos para a proliferação do mosquito. As equipes percorrerão inicialmente os bairros Scharlau, Campestre, Vicentina, Feitoria, Santa Marta, Santos Dumont, Pinheiro e Cristo Rei. Os agentes de combate às endemias, quando autorizados pelos moradores, entram nos pátios e observam recipientes, piscinas e potes com água limpa e informam sobre cuidados e sintomas da dengue. Todos os profissionais envolvidos estão identificados com crachás e coletes verdes. A expectativa é concluir o processo em toda a cidade na próxima semana.
Moradora há 70 anos do bairro Pinheiro, a aposentada Eva da Silva, 78 anos, abriu a porta para a que seu pátio fosse analisado. As visitas dos agentes tem caráter de observação e orientação. "Cuido muito das minhas plantas e as dicas são importantes", assegurou dona Eva. A aposentada
Maria Herrmann segue a mesma linha de precaução. Ela também cultiva plantas e árvores frutíferas em seu pátio. Mas segue atenta as dicas oferecidas pelos agentes. "Considero um trabalho importante, pois sempre pode haver um espaço para o inseto se reproduzir. O olhar atento dos servidores ajuda a reconhecer lugares de risco", reforçou.
O último levantamento, compilado no mês de janeiro, apontou risco alto para a propagação da doença. "Quando a dengue avança, quem sofre são as pessoas, as famílias e toda a rede de saúde. Por isso, esse trabalho de prevenção precisa ser coletivo. Nossos agentes estarão nos bairros orientando, identificando riscos e ajudando a proteger a comunidade. Pedimos que a população receba as equipes e faça a sua parte dentro de casa. Combater o mosquito é um cuidado com a própria vida e com quem está ao nosso lado", pondera a secretária da Saúde, Iara Cardoso.
Dicas de prevenção
- Elimine água parada: vasos, pratos de plantas, garrafas e pneus podem se tornar criadouros;
- Mantenha calhas e ralos limpos para evitar o acúmulo de água em casa;
- Proteja caixas d'água: tampe bem tonéis, barris e reservatórios;
- Caso tenha piscina, mantenha a água tratada e coberta quando não usada;
- Descarte o lixo corretamente, já que o acúmulo é fonte de água parada;
- Use repelente e roupas que protejam, especialmente em áreas de risco;
- Instale telas nas janelas em regiões de reconhecida transmissão;
- Reporte possíveis focos de mosquito para a vigilância sanitária;
- Receba os Agentes de Combate às Endemias em casa quando houver visita, eles são responsáveis por identificar e eliminar focos do mosquito;
- Assegure a vacinação de crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos.
Denúncias
Moradores que tiverem denúncias de água parada devem contatar a Ouvidoria SUS pelo telefone 2200-0736, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14 horas ou pelo e-mail ouvidoria.sus@saoleopoldo.rs.gov.br. Outra opção é o atendimento presencial no Centro Administrativo, na avenida Dom João Becker, 754 - Centro, das 9h às 14 horas.
Sobre o LIRAa
O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde para a determinação do Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito Aedes aegypti, de maneira rápida, auxiliando no direcionamento das ações de controle e a avaliação das atividades desenvolvidas.
Os bairros são agrupados em sete estratos, dos quais são sorteados os quarteirões a serem visitados pelos agentes. São inspecionados 20% dos imóveis de cada quarteirão sorteado para a coleta de formas imaturas do mosquito, larvas ou pupas.
Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0