Notícias
Semana dos Museus promove a aproximação da comunidade com o Museu do Trem
25/05/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação
A memória e a preservação histórica foram o foco da Semana dos Museus, realizada em São Leopoldo de 19 a 23 de maio, com diversas atividades de interação da comunidade com o Museu do Trem. A programação aproximou dezenas de pessoas, de diferentes faixas etárias, deste importante espaço cultural, que preserva o patrimônio histórico da ferrovia gaúcha.
O Museu do Trem de São Leopoldo realizou a programação com apoio do Gabinete do Prefeito, em celebração ao Dia Internacional dos Museus, que tem com data 18 de maio, e integrou a 24ª Semana Nacional dos Museus 2026, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Ao longo da Semana, o público visitou a exposição de Ferromodelismo, participou da Corrida e Caminhada do Museu, da sessão de cinema especial, estudantes visitaram os espaços do Museu e conheceram o acervo. Já no sábado, 23, a Feira da Economia Criativa organizada pela Interventura Urbana e apoio do Museu, movimentou o local com diversidade de expositores, além de food trucks e uma mostra de carros antigos.
"O Museu do Trem não é apenas um guardião do passado, mas um espelho da nossa própria identidade. Convidar a comunidade a ocupar o Museu é garantir que as futuras gerações compreendam da onde viemos e para onde vamos", ressaltou a diretora do Museu, Melissa Goulart.
O Museu do Trem segue aberto para visitação, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Localizado na Rua Lindolfo Collor, 40, Centro. A entrada é gratuita.
Texto: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Foto: divulgação Secult
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0