O uso da tecnologia na sala de aula e, consequentemente, em todos os espaços da escola tem se tornado uma prática comum em São Leopoldo. Com investimento da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), vários computadores portáteis que acessam a internet já chegaram às instituições e, em breve, novos serão entregues.
O chromebook permite uma maior desenvoltura na hora de estudar ou trabalhar, justamente pela sua portabilidade. Pode ser utilizado na sala de aula, em auditórios, nos espaços de tecnologia, entre outros. Exemplo das diversas formas funcionais é como a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vitória Régia (Santos Dumont) incrementou os processos de reuniões, planejamentos e conselhos de classe. Uma destas ações foi realizada no Conselho de Classe da Turma Infantil 3, na terça-feira, dia 6 de junho
“Estes equipamentos vieram para qualificar ainda mais o trabalho das professoras através da otimização do tempo, com engajamento de todos envolvidos no processo de aprendizagem. Possibilitou interação entre os educadores e famílias, a aprendizagem e atualização profissional, facilidade nos registros e a construção da documentação pedagógica das turmas e observações reflexivas. Isto resultou, neste ano, em uma melhor condução dos Conselhos de Classe com a utilização desta importante ferramenta. As práticas refletem diretamente nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento das crianças”, comenta Adriana Souza, supervisora da EMEI.
Qualificando a utilização dos chromebooks, a Smed cotidianamente realiza formações com as equipes escolares por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Além disso, a secretaria investe em diferentes tecnologias digitais, como uma grande biblioteca on-line, um novo programa de gestão escolar (G6) e a plataforma de tecnologia educacional ClickIdeia. “Estes computadores fazem parte de um programa de tecnologia que, em breve, faremos o lançamento. Eles estão em um planejamento pedagógico e em um contexto importante, que amplia e facilita a utilização da tecnologia na escola, modernizando e incrementando a caminhada do educar com algo que é familiar para a nova geração”, diz o titular da SMED, professor Ricardo Luz.
Texto: Jornalista Diogo Garcia Fernandes – MTB 15.617 | Fotos: Divulgação EMEI