Obra de revitalização da rua Independência inicia nesta quarta-feira, 25 de outubro

24/10/2023

Créditos: Divulgação

Trecho da rua Independência, entre a avenida Dom João Becker e a rua Brasil terá bloqueio de trânsito a partir das 5h desta quarta-feira, dia 25. A obra iniciará a partir das 8h. Os servidores da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) e do Consórcio São Leopoldo formado pelas três empresas (Construsinos, Mercúrio e Pavicon) estarão no local para dar início dos trabalhos. Será feita uma revisão das tubulações e retirada do calçamento da primeira quadra, entre a avenida Dom João Becker e rua Brasil.

Na tarde desta terça-feira, dia 24, equipes da Secretaria do Orçamento Participativo (Semop) percorreram a rua Independência para informar os moradores e comerciantes sobre o início dos trabalhos.

Coleta de resíduos domiciliar e coletiva

Para o recolhimento do lixo estarão disponibilizados quatro contêineres, sendo dois em cada lado da via, entre a Dom João Becker e a Brasil. Os lojistas e moradores poderão dispor os resíduos diretamente nos contêineres e, da mesma forma, os coletores passarão manualmente recolhendo os resíduos destinados nos espaços habituais, caso seja necessário, após às 19h. A Coleta Seletiva será realizada no turno da tarde e será recolhida manualmente pelos coletores diretamente nos estabelecimentos.

Estacionamento nas Pirâmides do Largo Rui Porto

O local estará disponível para estacionar a partir das 8h desta quarta-feira, dia 25. A entrada é pelo portão ao lado do Colégio Professor Gustavo Schreiber. O portão estará aberto das 6h e fechará às 20h (encostado). A partir da meia-noite, será cadeado por questões de segurança. Caso alguém precise entrar ou sair após este horário, entre em contato pelo número da Guarda Civil Municipal (153 ou 2200-0611), ambos funcionam 24h.

A Base Móvel da Guarda Civil Municipal ficará no local 24h com um agente de plantão que realizará rondas periódicas no local.

Escritório da Obra

O escritório da obra vai estar aberto. O local fica na rua Independência, 792, onde estarão servidores da prefeitura e do Consórcio São Leopoldo para informar sobre a obra e esclarecer dúvidas da comunidade. A população também pode fazer contato pelos telefones da Secretaria Municipal do Orçamento Participativo (Semop) por aplicativo de mensagem (51) 99351-0753 e o contato 2200-0364.

Modernização e Revitalização

Em sua revitalização, um dos mais antigos caminhos do Vale do Sinos, carinhosamente conhecida como Rua Grande terá um investimento de cerca de R$ 50 milhões, sendo a maior intervenção urbana da região dos últimos tempos. A ordem de início das obras ocorreu na quarta-feira, 11 de outubro, no escritório da obra localizado no nº 792, antiga Exatoria.

Alagamentos, calçadas desniveladas, postes com fiação elétrica e de telefonia por toda a parte, trânsito lento e lixo descartado de forma irregular. Estes são alguns dos problemas recorrentes da rua Independência que serão solucionados com a revitalização. Será feita uma rede nova de drenagem e de esgoto, substituindo o projeto da década de 50. A rede elétrica, de telefonia e internet será subterrânea e a via pública contará com uma nova iluminação pública mais eficiente com lâmpadas de LED.

Haverá duas pistas para veículos, faixa compartilhada, com três faixas de travessia em cada quadra, fortalecendo o conceito de agilidade de travessia dos pedestres. A rua contará também com câmeras de segurança de alta definição, painéis informativos, de energia elétrica e rede lógica, lixeiras seletivas, bicicletários, estações de água quente e gelada e água para pet´s.

[Imagem: Arte Scom | Jornalista: Rodrigo Machado - MTb 14.433 | Scom/PMSL]