Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Rio dos Sinos atinge 6,10m e entra em estabilização

21/11/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rodrigo Machado


A Defesa Civil de São Leopoldo divulgou na tarde desta terça-feira, dia 21, o Boletim Diário com informações sobre a previsão do tempo e o nível do Rio dos Sinos. Às 16h, o Sinos registrava 6,10m, em medição na régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), instalada na rua da Praia. No momento apresenta indícios de estabilidade, tendo oscilado e mantido o nível nas últimas 8h. O status conforme o Plano de Contingência para Inundações (Placon) é de Alarme. A Defesa Civil segue monitorando para verificar se haverá nova elevação, dado os volumes das bacias. 

Até o momento 43 famílias (172 pessoas) estão desabrigadas e permanecem acolhidas na sede do Alfa Futebol Clube, CTG Grupo Candeeiro, no loteamento São Geraldo, e no Acampamento Farroupilha, bairro Feitoria. Outras 70 famílias desalojadas receberam abrigo na casa de parentes. As ruas mais afetadas foram às ribeirinhas ao Rio dos Sinos: da Praia, Camélias, Barros Cassal e Alberto Ramos; e no final das ruas Pottenstein, Frederico Mayer e Carlos Bier. 

Boletim da Sala de Situação – Sema-RS

Na quarta-feira (22), as tempestades ganham força e se espalham pelo Estado, devido ao lento avanço de uma frente fria pelo oceano. Há risco de transtornos por conta dos temporais e pelas chuvas fortes, especialmente na metade Sul, Noroeste e Centro-Norte, onde os volumes variam entre 50 e 85 mm/dia.

Ao longo da quinta-feira (23), o fluxo de umidade e o deslocamento da frente fria seguem favorecendo as instabilidades sobre o Noroeste, Norte e Nordeste gaúcho, com chuva pontualmente forte e descargas elétricas. Gradualmente ao longo da noite, as chuvas se afastam dessas áreas e o tempo firme predomina, por conta de uma alta pressão.

SAS faz campanha de doações para atingidos

A Prefeitura Municipal de São Leopoldo, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), está recebendo doações para as famílias atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. São requisitados produtos de higiene e limpeza, roupas, alimentos, colchões, cobertores e travesseiros. A SAS fica localizada na rua São Joaquim, 600, Centro, e fica aberta para receber os donativos das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

Emergência

A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.

Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

[Foto: Rodrigo Machado | Texto: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb 12.480 | Com informações de Fabiano Camargo (Defesa Civil) | Scom/PMSL]
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas