Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Congresso do Bicentenário debate o passado e projeta o futuro de São Leopoldo

16/12/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Romeu Finato



São Leopoldo se prepara para celebrar os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães. Para marcar a data, uma série de atividades serão promovidas nos próximos meses até o dia 25 de julho de 2024. Nesse sábado, 16 de dezembro, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e a Faculdades EST, realizou o lançamento do Congresso do Bicentenário – São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram (1824-2024). O evento ocorreu no Auditório do Colégio Sinodal, no bairro Morro do Espelho. Na entrada, os convidados se deparavam com comidas típicas, além de atividades históricas e culturais, que remetiam à presença alemã no município.

"Que a gente possa resgatar as raízes desse processo imigratório da chegada dos alemães, reafirmando assim a importância de São Leopoldo cultural e economicamente para a região. E, a partir disso, debater o futuro", ressaltou o prefeito Ary Vanazzi na abertura do encontro.

Participante da mesa, o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, compartilhou o contexto da época com o de hoje. "Vivemos um período de guerras e crises humanitárias onde se observa uma leva de imigrantes buscando novos espaços. Em 1824, houve um choque na nossa cidade. Deixamos de ser um território de exploração da monarquia e, depois do império, para nos tornarmos lar, com pessoas interessadas no desenvolvimento local", salientou. "Estamos preparando a cidade estruturalmente, mas também propondo reflexões como esse seminário que dará início a uma série de debates", acrescentou. O Congresso do Bicentenário está previsto para março de 2024 com coordenação e realização da EST. 

O diretor geral da Faculdade EST, Valério Schaper externou a honra da instituição em acolher o Congresso. "Estamos nos preparando para sediarmos a realização de um evento histórico. Trata-se de uma grande iniciativa da Prefeitura Municipal de São Leopoldo e a Faculdades EST agradece pela confiança”.

Também compuseram a mesa o coordenador Estadual do Bicentenário, Rafael Gessinger e o coordenador da Comissão Histórica do Bicentenário de São Leopoldo Erny Mugge. Estiveram presentes os secretários municipais Nelson Spolaor (Geral de Governo), Juliano Maciel (Desenvolvimento Tecnológico), Eliene Amorim (Política para Mulheres), Fábio Bernardo (Assistência Social) e o presidente da Fundação Hospital Centenário Nestor Schwertner.

Programação do lançamento desse sábado

8h - Apresentação artística: Banda Típica Alemã Força Total

ATO DE ABERTURA 

Professor Dr. Valério Schaper - Diretor da Faculdades EST

Marluza Harres/Isabel Arendt - Representante do Comitê dos/as Historiadores/as do Bicentenário

Marcel Frison - Coordenador Municipal do Bicentenário

Rafael Gessinger - Coordenador Estadual do Bicentenário 

Ary Vanazzi - Prefeito de São Leopoldo

9h30 - Apresentação da Linha do Tempo e das Estruturas 

10h - Painel – História da Colônia Alemã de São Leopoldo

10h30 - Espaço para o debate e perguntas do público

10h45 – Fechamento dos/as painelistas

11h15 - Apresentação Artística e Degustação de Comidas Típicas

[Texto e foto: jornalista Romeu Finato - MTb 12.042| Scom/PMSL]

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas