Notícias
Prefeito Vanazzi vistoria ação de limpeza do arroio Peão, na Feitoria
23/02/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Dener Pedro
Seguindo a série de medidas de prevenção a enchentes, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, acompanhou na sexta-feira, 23, a limpeza que ocorreu no arroio Peão, na divisa com Novo Hamburgo, no bairro Feitoria. A atividade faz parte de um conjunto de ações que visam evitar as cheias, que atingem principalmente áreas de inundações. Para isso, a prefeitura está agindo em pontos estratégicos, como nos diques do Rio dos Sinos e na Casa de Bombas da João Corrêa, realizando a limpeza e o desassoreamento desses focos de alagamento para que, nas próximas chuvas, as águas não fiquem represadas.
Vanazzi destacou a ação e explicou sua importância. “Temos um trabalho preventivo e estamos fazendo essas limpezas de forma permanente e analisando os casos justamente para evitar os alagamentos, que quando ocorrem, acabam atingindo especialmente as regiões mais desassistidas, onde muitas vezes temos limites nas ações, ou por ocupações irregulares, ou por situações diversas e acabamos precisando do apoio do Poder Judiciário ou do Ministério Público, para que possamos intervir”, frisou.
O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, falou sobre a colaboração da população para que essas medidas funcionem. “Há um componente semelhante entre o caso das enchentes e o problema da dengue que estamos passando. Em ambos os casos, o poder público só consegue agir até um certo limite. Com iniciativas de conscientização e de assistência para quem necessita. Mas a partir de um certo ponto, isso só gera resultado com a cooperação da comunidade. No caso da dengue, em que a maior parte das contaminações ocorrem dentro das casas, é preciso que se tenha uma atenção com o seu pátio, com os focos de água parada. E no caso das enchentes, é necessário que cada um faça a sua parte no descarte do lixo, não jogando resíduos nas ruas, muito menos em rios, arroios e bocas de lobo”, alertou.
As ações seguirão por outras regiões e chegarão às comunidades mais afetadas. De acordo com o prefeito Vanazzi, a ordem dos locais de limpeza é definida por critérios técnicos, que levam em consideração o curso da água.
Também estiveram na vistoria o titular da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos, e o subprefeito da região Leste, Aurélio Schmidt.
[Foto e texto: Dener Pedro - Estagiário de Jornalismo | Jornalista responsável: Lisandro Lorenzoni MTb 12.480 | Scom/PMSL]
Compartilhe:
de
0