Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

São Leopoldo moderniza transporte público com nova tecnologia de bilhetagem e monitoramento

19/11/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Lara Zarth

 


Ainda em novembro, o transporte público de São Leopoldo passa a contar com um sistema de bilhetagem e monitoramento inovador, com a implementação de um novo equipamento tecnológico que visa trazer mais praticidade, segurança e eficiência para os usuários. O projeto envolve o Consórcio Operacional São Leopoldo (COLEO) e a empresa paulista Transdata. 

Durante a reunião de lançamento do novo sistema, estiveram presentes o prefeito Ary Vanazzi, o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima, a gestora comercial da Transdata no Rio Grande do Sul, Aline Riffel, que fez a apresentação, e o sócio da Viação Leopoldense, Marco Aurélio Zang. Também marcaram presença representantes do COLEO, além de outros convidados e autoridades.

O COLEO, responsável pela gestão do sistema de transporte público de São Leopoldo desde 2009, está agora se modernizando com a introdução de novas tecnologias para a cobrança das passagens e o monitoramento das viagens. O novo sistema inclui, entre outras melhorias, a possibilidade de adicionar créditos rapidamente, sem necessidade de ir de forma presencial aos locais de recarga. A instalação dos equipamentos de última geração nos ônibus da cidade será concluída até março de 2025.

A Transdata, empresa responsável pela implementação da tecnologia, traz mais de 30 anos de experiência no setor de mobilidade e um portfólio de mais de 600 projetos. A empresa é conhecida por sua capacidade de integrar soluções inovadoras em sistemas de transporte, como o controle em tempo real dos veículos e a oferta de múltiplos meios de pagamento.

A fase de implementação do novo sistema será gradual, com o recadastramento e a troca de cartões sendo feitos inicialmente para pessoas idosas e com deficiência. Nos próximos dias, os usuários mais velhos (acima de 60 anos) começarão a receber os novos cartões, seguidos por pessoas com deficiência e, até dezembro, as empresas de vale-transporte. Os estudantes receberão os cartões até fevereiro do ano que vem. 

O novo sistema inclui o uso de um aplicativo que permitirá aos usuários monitorar em tempo real a localização dos ônibus, consultar horários e otimizar o planejamento de suas viagens. O aplicativo também contará com recursos de roteirização, permitindo que os passageiros escolham o trajeto mais rápido e seguro até o seu destino.

O prefeito Ary Vanazzi parabenizou o avanço do projeto e destacou a importância da inovação para a cidade. “Quero agradecer muito a todos os envolvidos no transporte coletivo, pelo empenho e por essa grande tecnologia, junto com a Transdata. Daqui para frente, os ônibus de São Leopoldo terão uma das melhores tecnologias desenvolvidas no país, trazendo benefícios para a nossa população e, inclusive, para o meio ambiente”.

Com essa modernização, São Leopoldo se coloca como destaque em relação às cidades que investem em tecnologia para otimizar a mobilidade urbana e tornar o transporte público mais eficiente e acessível para todos, com foco também na sustentabilidade.


Texto e fotos: Lara Zarth - estagiária de Jornalismo
Supervisão: Jornalista Vanessa Bueno – MTb. 11.299 

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas