Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Guarda Civil de São Leopoldo inicia curso de formação dos novos agentes

19/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

A cerimônia de abertura do curso de formação da Guarda Civil de São Leopoldo ocorreu nesta segunda-feira (19), na Praça do Imigrante. O efetivo da corporação está sendo reforçado com 30 novos agentes que participarão da capacitação, prevista para encerrar no dia 20 de setembro. Estiveram presentes no evento representantes dos poderes Executivo, Legislativo e das Forças de Segurança. 

Os novos guardas haviam sido aprovados no concurso com edital de 2022, 15 deles já estavam em atuação desde o ano passado e outros 15 ainda aguardavam sua nomeação, realizada esse ano. “É importante dizer que se trata do cumprimento de mais um ponto do projeto de governo do prefeito Heliomar. Durante a campanha, ele planejou o reforço no efetivo da guarda, através do chamamento daqueles que já haviam sido aprovados. Nós fizemos um estudo do impacto financeiro e calculamos as baixas que tivemos, conseguimos nomear todos que aguardavam”, declarou o secretário de Segurança Pública e Defesa Comunitária, Alexandre da Rosa. Agora, a equipe da GCM é formada por 181 agentes. 

O prefeito Heliomar Franco, que trabalhou na área de segurança pública como delegado, deu as boas-vindas aos novos guardas e destacou a importância da corporação. “Mesmo no ambiente de desolação que vivemos durante a enchente, havia espaço para algumas pessoas praticarem crimes. Vejam a importância de um aparato de segurança pública capacitado, atuante e disponível para a população”, enfatizou. Segundo ele, a realização da formação é uma resposta a uma pergunta feita no início do seu mandato: “Será que é possível recompor o efetivo da Guarda Municipal que vem há anos sendo diminuído e tendo pouca visibilidade?”. “É possível!”, afirmou. 

Heliomar aproveitou para destacar e parabenizar a atuação da GCM nos primeiros meses deste ano. Segundo os dados levantados pela corporação, apenas nos primeiros três meses de 2025, foram efetuadas 127 prisões, das quais 14 eram foragidos da justiça. Os números apresentam um aumento de 164% em comparação ao mesmo período do ano passado, onde foram realizadas 48 detenções. 

A capacitação dos novos agentes será realizada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal (EFAG). O curso, de aproximadamente 900 horas, terá aulas teóricas e práticas que irão abordar temas como legislação, defesa pessoal, armamento e tiro, e disciplinas que interajam com outras secretarias. “A formação será ministrada por agentes da própria guarda, que conhecem a realidade e as necessidades da nossa comunidade. Haverá instrutores e palestrantes convidados de outros locais, mas a  grande essência do curso será realizada por agentes da casa e isso deve valorizar, engrandecer e demonstrar a maturidade da nossa corporação em sua formação”, destacou o comandante da GCM, Tiago Saraiva. 

A cerimônia também contou com a presença da diretora da EFAG, Lilian Pereira, e do delegado nacional, Eduardo Hartz. A banda Batalhão da Serra, do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada, através da regência do tenente Rodrigues, foi a responsável por  executar os hinos nacional e riograndense. 

Texto: Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

25

Leia notícias relacionadas