Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Semurb retira 88.91 toneladas de lixo irregular na São Geraldo Feitoria durante as chuvas intensas

23/06/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Fábio Pilger

Ação emergencial foi coordenada pela Prefeitura de São Leopoldo para evitar danos ambientais e alagamentos.

Durante a sexta-feira chuvosa de 20 de junho, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), realizou uma força-tarefa para remover 40m³ de lixo irregular, totalizando 88.91 toneladas de resíduos recolhidos, que foram descartado irregularmente pela população em um terreno baldio na Rua Carlos Bier e Rua Otto Daudt no bairro São Geraldo Feitoria. A operação, emergencial e preventiva, foi motivada pela elevação do nível do rio e pelo risco iminente de alagamentos e contaminação ambiental.

Foram utilizadas na operação 10 caçambas, 1  retroescavadeira, 6 caminhões e mais de 30 voluntários envolvidos. A ação foi executada em resposta direta a uma demanda encaminhada pelo prefeito Heliomar à Semurb, que contou com a ajuda da equipe do Orçamento Participativo (OP). Segundo a secretária de mobilidade e serviços urbanos, Cladis Magnani, o descarte irregular é uma prática que precisa ser combatida com urgência, especialmente com períodos de chuva intensa.

"Como o nível do rio estava subindo, certamente a correnteza iria levar os entulhos, causando um problema maior. O Prefeito Heliomar nos passou essa demanda que prontamente atendemos e contamos com a ajuda de vários voluntários, devido a urgência da retirada desses entulhos", destacou a secretária.

A remoção do material, composta por resíduos domésticos, restos de madeira, móveis descartados e entulhos, faz parte de uma série de medidas da Prefeitura para enfrentar os efeitos das fortes chuvas que vem atingindo a cidade. Além da limpeza, equipes da Semurb também realizam ações de conscientização sobre os impactos ambientais urbanos do descarte incorreto de lixo.

A Prefeitura reforça que o cidadão pode e deve colaborar, utilizando os canais oficiais para solicitar a coleta de volumosos e evitando o acúmulo de resíduos em vias públicas.

Texto: Manoela de Aguiar Farias - Estágio de Jornalismo
Supervisão: Monique Marcolin - Jornalista MTB/RS 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas