Notícias
Música que transforma: estudantes aprendem violino, viola e violoncelo na Escola Rio Branco, em São Leopoldo
21/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Daiane Mendes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Barão do Rio Branco, em São Leopoldo, está colhendo frutos de um projeto que vai além do ensino musical. Por meio do projeto ¿Orquestra na Escola¿, estudantes participam gratuitamente de aulas de violino, viola e violoncelo, no contraturno escolar. Iniciativa que tem promovido transformações significativas na vida dos estudantes, destaca a Secretaria Municipal de Educação (SMED). O impacto positivo dentro da sala de aula é um dos grandes diferenciais do projeto, que valoriza a música como ferramenta de educação integral.
As aulas do projeto ocorrem no contraturno escolar, nas manhãs, tardes e noites de segunda-feira e nas tardes de sexta-feira, sendo abertas a todos os estudantes da instituição. Os interessados em participar podem procurar a secretaria da escola e realizar a inscrição.
O secretário de Educação, Jéferson Falcão, destacou a intenção de expandir o projeto para outras escolas da rede municipal, reforçando o compromisso com a educação e a inclusão também por meio da arte. "É muito mais do que aprender a tocar um instrumento. Os estudantes desenvolvem habilidades emocionais, como disciplina, concentração, autoestima e cooperação", comenta o secretário.
As aulas seguem a metodologia Suzuki, reconhecida mundialmente por sua abordagem sensível e eficaz no ensino de instrumentos de cordas. Segundo o professor e coordenador do projeto, Eduardo Ramos, que possui Certificação Internacional pela Suzuki Association of the Americas (SAA), o método compara o desenvolvimento da criança ao crescimento de uma semente: "com amor, cuidado e dedicação, os frutos aparecem com o tempo". "Mais do que ensinar música, o projeto promove valores essenciais para a formação das crianças, além de fortalecer os vínculos familiares e escolares", destaca Ramos.
Além de Ramos, integram o time de educadores Juliana Beatriz Kolba (Violoncelo) e Ângelo Gabriel Silva Tavares (viola de arco).
Texto: Daiane Mendes Luz MTB:14.582
Crédito foto: Daiane Mendes Luz
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0