Notícias
São Leopoldo sediou 1º Encontro sobre Resposta Animal em Desastres Climáticos
Com foco em capacitação e proteção da vida animal, evento reuniu protetores e especialistas da região para alinhar protocolos de emergência
03/08/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação
No último sábado, São Leopoldo foi palco do1º Encontro sobre Resposta Animal em Desastres Climáticos. O evento reuniu cerca de 50 participantes - entre protetores independentes e voluntários de municípios como São Leopoldo, Canoas, Bom Princípio, Charqueadas e Cachoeirinha - com o objetivo central de capacitar a população e fortalecer a rede de proteção e resgate à vida animal na região.
A iniciativa foi realizada pelo Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Combem), em parceria com a Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa). Sediado no Parque Imperatriz, o encontro teve caráter estritamente educativo, proporcionando um espaço para o compartilhamento de conhecimentos técnicos, experiências reais e boas práticas de resgate e manejo em cenários de crise.
Um dos momentos marcantes da programação foi a palestra da servidora da Sempa, Giselle Schuler, que abordou o resgate de felinos em situações de emergência. Giselle compartilhou a vivência prática acumulada durante as enchentes de 2024 em São Leopoldo, período no qual atuou diretamente na organização, manejo e acolhimento de dezenas de gatos. A apresentação aliou fundamentação científica à prática de campo, destacando protocolos técnicos e aplicação de condutas padronizadas para salvamentos seguros.
O vice-presidente do Combem e médico veterinário Luis Antônio Caetano, abordou sobre Acolhimento e Gestão enfatizando logísticas e boas práticas na organização de abrigos e alinhamento entre a sociedade civil e o poder público para garantir respostas rápidas e integradas. Também destacou as soluções práticas para os maiores gargalos enfrentados em operações de resposta a tragédias climáticas. O bombeiro militar e adestrador de cães, Leandro Nunes, discorreu sobre os riscos de acidentes e estresse térmico ou comportamental dos animais, assim como discorreu sobre a vivência e atuação na tragédia climática em 2024.
Ao final do encontro, os participantes destacaram a relevância de manter agendas permanentes de treinamento, garantindo que as equipes estejam preparadas e alinhadas para agir com eficiência e segurança diante de futuros eventos climáticos adversos.
Texto: Jornalista Morgana Saez / MTB 6.128
Foto: Divulgação
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0