Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Parque Imperatriz celebra 17 anos com arte, cultura e educação ambiental

09/12/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Luis Guilherme



Nesta sexta-feira, 8 de dezembro, foi realizada a abertura oficial do Festival Parque Imperatriz, que comemora os 17 anos de existência da Unidade de Conservação. 

Nesta segunda edição do festival, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) preparou uma programação especial. Entre os dias 8 e 10 de dezembro, a Unidade de Conservação receberá uma série de atividades culturais, de educação ambiental, além da realização da Feira Criativa e trilhas ecológicas.

O secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter, destacou o sucesso do primeiro festival, realizado em 2022. “Foi uma celebração marcante, unindo a comunidade em torno da beleza natural do nosso Parque Imperatriz, e este ano não é diferente. Devemos reconhecer a importância dessa unidade de conservação, que desempenha um papel vital na redução do impacto das cheias do Rio dos Sinos e na regulação do fluxo hídrico na bacia. O Parque Imperatriz não é apenas um local de preservação ambiental, ao preservar essa área, contribuímos diretamente para a saúde do nosso ecossistema e a sustentabilidade da vida local”, disse Etter.

O grupo Coopercultura, formado pelo flautista José Leopoldo Rosa e pelo violonista Ruan Cardoso, abriu o festival com um tributo a Lupicínio Rodrigues. “Acredito que exista apenas benefício em propor mais feiras, momentos musicais e apresentações para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da natureza, especialmente em São Leopoldo, onde a chuva causa alagamentos. A preservação desse local é vital diante das mudanças climáticas. Ao envolver as crianças desde cedo em ambientes culturais e musicais, proporcionamos uma educação ambiental natural, incentivando-as a cuidar da natureza de forma intuitiva”, ressaltou Cardoso.

O primeiro dia do festival foi encerrado com a apresentação cultural de Paulinho Trindade. “Eventos como este e a São Leopoldo Fest são incríveis, possuem um grande valor cultural para a comunidade e, por mim, poderiam acontecer toda semana. Esses eventos são uma oportunidade para pessoas que não saem à noite ou não frequentam casas noturnas conhecerem o trabalho de artistas locais, ver que existe música de qualidade dentro da sua própria cidade”, destacou Trindade.

Confira a programação

9 de dezembro

9h - 5° Encontro do Fórum dos Arroios
14h30 - Apresentação cultural - Pagode do Chocolate
16h - Apresentação cultural - Mano Taz
18h - Apresentação cultural - Jessie Jaz e Banda
19h - Eu Vou de Bike Edição Especial de Natal

10 de dezembro

9h - Feira Criativa
9h - Trilha ecológica
10h - Oficina de fotografia - Tiago Greff 
13h30 - Apresentação cultural - Gilnei Lucas
15h - Apresentação cultural - Presidente Rock
16h30 - Apresentação cultural - Sandro e Tiago
18h - Apresentação cultural - Arthur de Mari (semifinalista do The Voice Kids)

[Foto e texto: Luis Guilherme Zambrzycki - Estagiário de Jornalismo - Jornalista Responsável: Rodrigo Machado - MTb 14.433]
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas