Notícias
Semana Farroupilha de São Leopoldo reverencia a cultura gaúcha com atividades variadas nos acampamentos
18/09/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro Selistre
A Semana Farroupilha encerra neste final de semana com muitas atrações. Os dois acampamentos do município, da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP) e da Associação Tradicionalista Gaúcha (ATGF), estão com o movimento de visitantes crescente, onde a cultura gaúcha é representada na comida, estalagens, vestimentas, música e tantos outros elementos.
Na Agap, Luiz Paludo, que é patrão do Piquete Amigos da Tradição, explica o significado de estar presente no acampamento. "Me sinto bem em estar aqui. Comemorando um período histórico, lembrando e respeitando valores da cultura dos antepassados". O piquete que funciona desde 1998, agora está estreando um galpão novo. Além do costelão de todos os dias, já preparou diversos pratos típicos como: galinha caipira com massa ou polenta, vaca atolada, arroz carreteiro, feijão tropeiro entre tantos outros, que segundo Luiz. "são os verdadeiros pratos gaudérios".
A popularidade do acampamento é ressaltada pelos comerciantes. Direto de São Francisco de Paula, Max Moraes e Jéssica Pazine trazem a arte da cutelaria com o Facas Campeiras da Serra. O casal que está atuando pela primeira vez na Agap, conta que as vendas e o movimento superaram todas as expectativas. Ainda no ramo do comércio familiar, Eliane de Oliveira, que é integrante do grupo Rapaduras do Parque, salienta que sua família atua há 31 anos no acampamento e que suas rapaduras já fazem parte da tradição.
Crianças e adolescentes vivem a cultura gaúcha no acampamento da Feitoria
As tertúlias também movimentam as festividades. Na noite de quinta-feira, 17, o acampamento da Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF) teve uma tertúlia com participação dos Grupos Tradicionalistas: Sentinela das Missões, Porteira Aberta e Sentinela dos Pampas.
Durante o encontro foram realizadas duas apresentações, da invernada Mirim do Grupo Tradicionalista Sepé Tiaraju e da Invernada Juvenil da ATGF. O integrante do CTG Tropeiro das Coxilhas, Matias França, de 14 anos, cantou músicas tradicionalistas, tocou violão e gaita.
Joana Waliszenski, integrante do Grupo Sentinela dos Pampas, interpretou o Hino Riograndense em libras, e Maria Luiza Waliszenski Vargas, do mesmo grupo, declamou poesias de Cecília Meireles e de Jurema chaves.
"Esse é um ponto que estamos trabalhando fortemente na ATGF, chamar a atenção desse público mais novo e mostrar para a comunidade que existe espaço para nova geração" ressalta Patrícia Flach, representante do GT Sentinela das Missões.
Serviços
Dentre os eventos que contemplam o acampamento, o Semae promoveu desde segunda-feira (14), até essa sexta-feira (18), atendimentos gerais no local. Além disso, através dos Guardiões da Água, são realizadas oficinas educativas que trabalham a sustentabilidade e o cuidado com a água. As atividades dos Guardiões contemplaram os dois acampamentos e irão ocorrer até o dia 20 de setembro na Agap.
A programação segue intensa nos dois acampamentos de São Leopoldo. Tanto na Agap, localizada no Parque do Trabalhador, Rua Vicentina Maria Fidélis, 350, no bairro Vicentina, quanto na Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria, localizada na Rua Otto Daut, 831, no bairro Feitoria. A entrada para visitação é gratuita.
Confira as próximas agendas:
Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (Agap) - rua Vicentina Maria Fidélis, 350, bairro Vicentina.
19/09 - sábado
14h - Apresentação CTGs
15h - Baile com Grupo Moda Antiga
17h - Baile com Timbre Gaudério
18h - Hino Riograndense
19h - DTG Leão da Serra
20h - Baile com Anderson & Cheltton
22h - Baile com Grupo Herança Gaúcha
00h - Baile com Grupo Sangue Farrapo
04h - Encerramento
20/09 - domingo
9h30 - Missa Crioula
11h - Amostra Cultural; Cutelaria de Facas Artesanais
12h - Almoço nos Piquetes
14h30 - Invernadas
16h - Grupo Pampa & Guitarra
18h - Hino Riograndense
18h10 - Baile com Grupo Som Gaúcho
20h - Encerramento dos Festejos Farroupilha / Momento Solene / Entrega dos Certificados / Entrega dos Troféus.
Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF) - rua Otto Daudt, 831, bairro Feitoria.
19 de setembro (Sábado)
08h - Recepção da Chama Crioula + Hino
Guarda da Chama Crioula: GT Essência Campeira, GT Guerreiros do Pampa, Piquete Charrua.
09h - Concentração para o Desfile Misto
14h30 - Baile (Grupo Cantigas de Galpão)
15h30 - Torneio de Bocha Campeira.
18h - Hino.
19h30 - Tertúlia (GT Essência Campeira, GT Guerreiros do Pampa, Piquete Charrua)
21h - Baile (Bebeto e Grupo Botando de a pá).
22h - Saída da Chama Crioula e Bandeiras
00h - Encerramento
20 de setembro (Domingo)
08h - Recepção da Chama Crioula + Hino
Guarda da Chama Crioula integração das entidades por ordem das tertúlias
14h30 - Baile (Grupo Timbre Gaudério)
18h - Hino
18h30 - Entrega das Premiações (Galpão Principal)
19h30 - Cerimônia de Encerramento e Extinção da Chama Crioula.
20h30 - Cassia Abreu
22h - Baile (Canção Nativa)
Texto: Lua Santos - estagiária de Jornalismo e Amanda Miron - estagiária de Jornalismo
Foto: Pedro Selistre
Supervisão: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0