Notícias
Primeiro dia da MOTIC São Leo 2026 celebra ciência, criatividade e protagonismo estudantil
Abertura reuniu estudantes, professores, autoridades e comunidade no Ginásio Celso Morbach; 720 medalhas de participação foram entregues ao final da programação
02/09/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro G. Selistre
O primeiro dia da XIV Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (MOTIC São Leo 2026), realizado na terça-feira, 1º de setembro, foi marcado pela criatividade, pela pesquisa e pelo protagonismo dos estudantes. O Ginásio Municipal Celso Morbach recebeu estudantes, professores, equipes escolares, famílias, autoridades e comunidade, que acompanharam a apresentação dos projetos desenvolvidos pelas escolas.
A abertura oficial contou com a presença do prefeito Heliomar Franco; do secretário municipal de Educação, Jéferson Falcão; da secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Cristiane Roos; da diretora de Gestão da Educação Básica da SMED, Raona Pohren; do secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETEC), Valmir Pizzutti; da diretora de Inovação da SEDETEC, Gisele Hidalgo; da presidente do Serviço Municipal de Água e Esgotos (SEMAE), Cladis Magnani (Cacau); do diretor do SESC São Leopoldo, André Luiz Roncatto; de Marcelo Zanotieli, representante da cooperativa Sicredi; além de representantes da Câmara de Vereadores e de instituições parceiras.
Durante a visita aos estandes, o prefeito Heliomar Franco e o secretário Jéferson Falcão conversaram com os estudantes e conheceram de perto os trabalhos desenvolvidos pelas escolas. As apresentações evidenciaram diferentes formas de investigar, experimentar e buscar soluções para questões presentes no cotidiano, mostrando o potencial criativo e científico dos estudantes.
Ao conversar com os participantes, o prefeito Heliomar destacou a importância de estimular a curiosidade e a capacidade de investigação dos estudantes. "É a partir dessas indagações e dessas investigações que vocês trazem contribuições pessoais e criativas para o desenvolvimento da cidade", afirmou. Heliomar também falou sobre a continuidade entre as diferentes gerações e o papel dos estudantes na construção do futuro. "Um dia vocês estarão aqui no lugar de nós, que já estamos de saída, de passagem, e virão com essa carga e essa bagagem para melhorar o mundo onde a gente vive", destacou.
Para o secretário municipal de Educação, Jéferson Falcão, a realização da MOTIC representa uma oportunidade de valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas e o potencial criativo e investigativo dos estudantes. "Entregar uma grande MOTIC para a nossa cidade é motivo de muita alegria. Temos 292 projetos maravilhosos, organizados por nossas crianças e estudantes, que estão aqui para apresentar suas pesquisas, suas ideias e tudo aquilo que construíram ao longo desse processo. É uma grande celebração da nossa educação", salientou Falcão.
Pesquisa, tecnologia e reconhecimento
No primeiro dia da mostra, foram apresentados 134 projetos das categorias Educação Infantil e EMEB 1, além de nove projetos da Mostra de Robótica, reunindo experiências que aproximaram os estudantes da ciência, da tecnologia, da criatividade e da experimentação.
Ao final da programação, 720 medalhas de participação foram entregues aos estudantes, como forma de reconhecimento pelo envolvimento e pela dedicação na construção e apresentação dos projetos.
A programação também teve espaço para a cultura. Os estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Arthur Ostermann realizaram uma apresentação de dança tradicional gaúcha, levando ao evento um momento de valorização da cultura e das tradições.
Inclusão também faz parte da mostra
A inclusão esteve presente em diferentes momentos do primeiro dia. O Espaço Acolher oferece um ambiente tranquilo para estudantes que necessitem de momentos de pausa, descanso e autorregulação durante a participação no evento.
A mostra conta ainda com sete projetos desenvolvidos com a participação de estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI), ampliando as possibilidades de participação e valorizando diferentes potencialidades.
Outro destaque é a participação do Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais (NERER) do CEMEI, fortalecendo ações relacionadas à diversidade, à equidade racial e ao respeito às diferentes identidades e trajetórias.
Inovação ganha espaço
Uma das novidades desta edição é o Prêmio Inovação, realizado em parceria com a SEDETEC. A iniciativa reconhece projetos de destaque em sete categorias, considerando aspectos como criatividade, impacto social e potencial inovador: Tecnologia; Robótica; Criatividade e Cultura Maker; Sustentabilidade; Transformação Social, Inclusão e Diversidade; Saúde e Desenvolvimento Humano; e Desenvolvimento Infantil.
Na terça-feira (1º), foram entregues três vouchers de mentoria como reconhecimento aos projetos selecionados. Entre os destaques esteve a EMEB Clodomir Vianna Moog, na categoria Sustentabilidade, com o trabalho "Sustentabilidade Residencial: proposta de casa inteligente com baixo impacto ambiental". Na categoria Desenvolvimento Infantil, o reconhecimento foi para a EMEB Irmão Weibert, com o projeto "Regulando as emoções - Um desafio para crianças de 4 anos".
A edição também contou com o Prêmio Destaque AEE, voltado à valorização das práticas e projetos desenvolvidos no âmbito do Atendimento Educacional Especializado. O reconhecimento foi concedido à EMEB Dr. Jorge Germano Sperb, pelo projeto "Corrosão Cognitiva: A erosão da cognição - um estudo sobre a dependência tecnológica e o declínio do raciocínio autônomo", desenvolvido pelos estudantes Marcos Brandon Bockorny e Michell Alexsander do Prado de Camargo, sob orientação da professora Jacqueline Machado Bastos e com acompanhamento do professor do AEE Elton Ferraz Martins.
A pesquisa investigou possíveis impactos do uso crescente da Inteligência Artificial e das ferramentas de busca sobre a memória, a retenção de informações e o raciocínio autônomo. A partir de revisão bibliográfica e de um formulário aplicado a 76 participantes, os estudantes analisaram dados que suscitam reflexões sobre a importância do uso consciente e crítico dessas tecnologias nos processos de aprendizagem. A premiação evidencia a importância da participação dos estudantes vinculados ao AEE em experiências de pesquisa, investigação e produção de conhecimento, valorizando suas potencialidades, autoria e protagonismo.
Uma mostra construída por muitas mãos
A MOTIC São Leo 2026 reúne 292 projetos, 883 estudantes e 574 professores, entre orientadores e coorientadores. Participam 94 escolas, sendo 46 da rede municipal, sete conveniadas e 41 escolas convidadas, ampliando a integração e a troca de experiências.
A mostra também promove a participação de estudantes de diferentes municípios, entre eles Portão, São José do Hortêncio, Flores da Cunha, Novo Hamburgo, Estância Velha, Esteio, Sapiranga, Presidente Lucena, Canoas, Charqueadas e Paulista, em Pernambuco. Cinco projetos também participam na modalidade on-line, ampliando as possibilidades de participação.
Realizada pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da SMED, pelo SESC, com apoio do Sicredi e da SEDETEC e parceria do SEMAE, a MOTIC segue nestas quarta-feira, 2, e quinta-feira, 3 de setembro, no Ginásio Municipal Celso Morbach, com a apresentação dos demais projetos.
Ao reunir estudantes de diferentes idades, escolas e localidades, a MOTIC mostra que o conhecimento se constrói a partir da curiosidade, da investigação e da disposição para criar. No Ginásio, perguntas ganham forma em projetos, experiências e descobertas que apontam para o futuro - um futuro que, como destacou o prefeito Heliomar Franco, será construído pelas novas gerações.
Texto: Daiane Mendes Luz - Jornalista Mtb 14.582
Foto: Pedro Selistre
Superintendência de Comunicação Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0