Notícias
São Leopoldo terá agendas especiais em celebração ao Novembro Negro
29/10/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H.Tesch
São Leopoldo celebrará o Novembro Negro com destaque a ancestralidade e valorização da cultura afro-brasileira. Do dia 06 a 29 de novembro, ocorrerão três atividades gratuitas, abertas para a comunidade. A programação traz o tema "Racialização dos povos: entre a diversidade étnica-racial e os processos discriminatórios". As atividades são uma realização da Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Diretoria de Direitos Humanos e Departamento de Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e pelo Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (CMPIR), com o objetivo de dar visibilidade para a história e às contribuições da população negra, fortalecer o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial no município.
A abertura oficial ocorrerá no dia 06 de novembro, a partir das 9h, no Centro administrativo da Prefeitura, com participação de autoridades, representantes da sociedade civil, movimentos sociais, entidades, e comunidade em geral. A atividade contará ainda com apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Padre Orestes; bênção do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana de São Leopoldo (Compotma); pronunciamentos das autoridades e representantes institucionais; apresentação cultural de Dança Afro Diana Makienda e o encerramento cultural.
A segunda agenda do Novembro Negro será a roda de conversa sobre "Quesito raça/cor: reconhecimento, visibilidade e fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial", no dia 13 de novembro, das 8h às 11h30, no Espaço Sicredi Cristo Rei, localizado na Rua Medianeira, 37, Bairro Cristo Rei. O evento terá a participação de gestores, profissionais, sociedade civil, movimentos sociais e comunidade em geral. A abertura será feita pela presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Ana Lúcia Magalhães, e pela diretora de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Bruna Otterbach, com mediação da vice-presidente do CMPIR, Lise Oliveira. As convidadas são: Daiana Marcelino, do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Nerer) da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Nadir Jesus, da organização Ações e Movimentos AntiRacistas de São Leopoldo (Amar/ SL). Outros nomes ainda serão confirmados.
Celebração cultural
O encerramento do Novembro Negro será realizado no dia 29 de novembro, das 14h às 21h, na praça da Biblioteca. A programação do dia terá feira Expo Black e oficinas, show com o músico Bruno Voz e Violão, caravana das mulheres Ciganas, comunidade indígena Por Fi Ga, Dança Afro Portão Raízes e interação; Capoeira; Tamboreiros; Cerimonial com autoridades; Show Monique Brito e Trio; apresentação das Escolas de Samba de SL e o show de encerramento. Também faz parte da agenda a escolha da Corte do Carnaval 2027, com a apresentação das candidatas e divulgação do resultado. Esta agenda conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e também homenageia o Dia Nacional do Samba, que tem como data oficial o dia 2 de dezembro.
O Novembro Negro busca celebrar a identidade, a cultura, a participação social e valorização econômica, reafirmando o compromisso do município com a construção de uma sociedade livre de discriminação racial.
Confira a programação completa e participe:
Sexta-feira, 06 de novembro - Horário: a partir das 9h
Local: Centro administrativo da Prefeitura de São Leopoldo
9h - Abertura oficial do Novembro Negro
9h10 - Apresentação com o SCFV Padre Orestes
9h45 - Bênção COMPOTMA
10h - Pronunciamentos das autoridades e representantes institucionais
10h30 - Apresentação cultural Dança Afro Diana Makienda
10h45 - Encerramento cultural
Sexta-feira, 13 de novembro - Horário: 8h às 11h30
Local: Rua Medianeira, 37 - Bairro: Cristo Rei (Espaço Sicredi Cristo Rei)
8h - Coffee e credenciamento
8h30 - Atividade cultural - Compotma
9h - Abertura boas-vindas
9h15 - Painel: Tema: "Quesito raça/cor: reconhecimento, visibilidade e fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial"
10h - Debate
11h15 - Encerramento
Fechamento do mês Novembro Negro Praça da Biblioteca
Domingo, 29 de novembro - Horário: 14h às 21h
Local: Praça da Biblioteca
14h - Expoblack e Oficinas
14h30 às 15h30 - Bruno Voz e Violão
15h30 - Caravana das Mulheres Ciganas
15h40 - Por Fi Ga
16h - Dança Afro Portão Raízes e interação
16h15 - Capoeira
16h30 - Tamboreiros
17h - Cerimonial com autoridades
17h30 - Show Monique Brito e Trio
18h40 - Escolha da Corte do Carnaval 2027
19h40 - Apresentação das Escolas de Samba de SL
20h30 - Resultado do concurso
21h - Show de Encerramento
Texto: Lua Santos - estagiária de Jornalismo/SCOM
Supervisão: Jornalista Vanessa Bueno - MTb.11.299
Foto: Pedro Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0